4 de jun. de 2010

Encerrando um Ciclo...

Certa vez, li um texto que falava a respeito de encerrar ciclos. Ele falava mais ou menos assim...

O ser humano tem uma dificuldade imensa de perceber quando uma etapa chega ao final. Insistimos em permanecer nela mais do que o tempo necessário para nosso aprendizado e com isso, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Ficamos pensando o motivo pelo qual o ciclo chegou ao fim e não damos bola ao que pode vir de bom pela frente.
Pode ser trabalho, namoro, amizade..seja lá o que for, se acabou..acabou.

Sei que não é tão simples assim, é um processo delicado mas é necessário querer encerrar. Dar um ponto final no sofrimento e seguir.

O que passou não voltará...não podemos ser eternos adolescentes, crianças, filhos rancorosos, empregados insatisfeitos ou amantes que revivem momentos fantasiosos com quem já foi embora e não tem a mínima intenção de voltar.

As coisas passam e o melhor que temos a fazer é deixá-las passar. O que pode ajudar nesse processo é tentar se desfazer das coisas materiais que possam lhe trazer lembrancças contínuas...tente jogar fora a aliança que ficou apenas em seu dedo, o livro que o amante mais gostava, a roupa, perfume....

Claro que não será possível desfazer de tuuuuudo, mas tente se "livrar" do que puder. As melhores lembranças ficam na memória...e aí pode ficar apenas o que te faz bem e ajuda em sua evolução.
Desprenda-se... lembre-se que às vezes ganhamos e às vezes perdemos. Tente não esperar nada de ninguém...faça por seu simples prazer, ajudando, amando, dedicando...não espere retribuição.
É muito perigoso rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data pra começar, promessas....promessas e promessas....isso pode travar vc para a vida.
É difícil, não estou falando que não é...mas aceite...apenas aceite.
Pra começar um novo capítulo, primeiro é preciso terminar o anterior. Ao olhar pra trás, verá que sua evolução ocorre com ajuda também do que passou e acabou. Talvez um sentimento bonito surgirá...gratidão pelo ciclo ter chegado ao fim.
Aceite o fim, ele pode ser um lindo começo.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira....aproveite o final de semana e encerre o ciclo.




Beijo enigmático,
Madame Cleópatra





6 comentários:

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

"Aceite o fim, ele pode ser um lindo começo." Aqui, resumes tudo o que falta a pessoas como eu. Não que ainda fico preso à coisas já idas, mas foi muito difícil para mim aprender a superar algumas perdas no decorrer de minha vida.

Hoje, aceito o que não consegui manter, mas sempre tenho medo de perder. Já perdi tantas vezes, que agora me sinto travado, e por mim mesmo. É difícil às vezes reconhecer que é um momento de se soltar, se divertir, aproveitar o que parece ser bom. Toda perda deixa com ela um vazio, um trauma.

Gostei da mensagem, que senti que foi muito sincera.

Beijos, Madame Cleópatra.
Au revoir.

Unknown disse...

Cleópatra,

Como é possível falar tanto em tão poucas palavras? Lindo!

É verdade, as vezes insistimos demais em algo que não vemos saída, mas as vezes não custa tentar, pois se algo ainda nos incomoda e nos sentimos presos à isso, acho que é pq ainda não resolvemos direito, não encerramos o ciclo, e cabe à cada um saber qd é que o seu ciclo encerra. Beijos meus!

Alyne disse...

Perda é um assunto bem complexo. A conhecemos desde muito cedo...mas isso vou deixar pra falar em outro posto...rss
Eu tb tive uma perda muuuuito difícil de aceitar..mas aqui estou...recuperada e com um aprendizado que ninguém pode me " tomar"..rs
Bjo gde e ótimo final de semana...cheio de ganhos ♥

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Ah, sempre a Alyne tem frases maravilhosas! Veja só: as perdas me deram um aprendizado que ninguém pode me tomar. Adorei o pensamento!

Beijos à Cleópatra, à Dvorá, à Alyne e a todos!

Bom sábado para nós.

Anônimo disse...

Cleopatra

Excelente texto. É isso mesmo... finais de ciclo... sempre complicados e dolorosos, cheios de perdas.
Mas se a gente aprende a respirar, deixar o que é "velho" para trás, abre espaço para a entrada do novo. Que em geral é muito melhor, porque quando "fazemos a lição de casa" direitinho, assimilamos as lições do que é antigo, e pisaremos no novo território com muito mais capacidade de ser felizes nele.

Beijos,

Deb.

Carolina disse...

Somos complicados mesmo quanto as mudanças.

Ótimo post!

bjão