25 de jun. de 2010

Apego ou amor...amor ou apego?

Recebi um e-mail essa semana onde uma colega elogiou o SAC e pediu para que desse minha opinião sobre Amor x Apego.


Confesso que anos atrás me deparei muito com esse dilema...se amava ou se estava apenas apegada a pessoa com quem me relacionava. Hoje vejo que eram as duas coisas emboladas mas o que mais me prendia era o apego.


Não é tão simples assim definir tudo isso. É reflexão em cima de reflexão.....pensamentos, sentimentos...


Falar de amor parece fácil mas na verdade é muito particular. Muitas vezes o que é amor pra mim é descuido para você ou talvez o amor que acha que sente pra mim não passa de doença, de apego, insegurança. Então, não dá pra pra ser enfática e definir passo a passo do amor...cada um tem a singularidade de definí-lo.


O apego fica um pouco mais fácil. Nele acho mais visível a demonstração. Normalmente a pessoa que apenas se apega a outra tem problemas emocionais vinculados a família ou algo do tipo. Precisa de carinho...é extremamente carente, insegura.


Claro que isso não é regra..nada de generalizar, mas de se pensar.


Bom, acredito que quando amamos alguém nos apegamos a essa pessoa sim. Uns mais rápido, outros mais devagar, no entanto saudável...mas acho patológico quando esse amor se torna apenas apego...aí é hora de repensar se vale a pena continuar a relação. Pra "sacar" isso, é só começar a se perceber.


Caso você se sinta dependente da pessoa, não quer nem imaginá-la com outra, começa a ficar egoísta ao extremo, pensa que vai morrer sem ela...tudo isso é sinal de apego apenas.


Se a relação não está bem e você insiste em continuar pelos motivos que citei acima...repense de verdade pois pode realmente ser apenas um apego, que lhe trará grandes consequências...pode até está perdendo tempo e atrapalhando a vida do outro.


No amor, queremos sempre o bem do outro e o nosso...pense nisso.

Beijos enigmáticos

Madame Cleópatra

6 comentários:

Vinicius disse...

Mais uma bela materia. Parabens...Estou sempre acompanhando suas materias madame, adoro todas que escreve, mais uma vez parabens, continue sempre assim...Bj

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Madame Cleópatra, li teu texto, mas tenho opiniões sobre o assunto que só detalharei mais tarde, após acordar e estar mais tranquilo.

Agora, estou meio sem ispiração, mas o assunto muito me interessas, e não posso me permitir ler apenas superficialmente, nem tu o mereces.

Até breve, Madame, abraços cordiais.

Me permita disse...

Olá, meus caros amigos! Agradeço pelas palavras gentis! Desculpe a demora em visitá-los, muito trabalho... Bela reflexão no texto! Sabe, entre amar e ficar, eu sempre preferi amar, sempre busquei alguém permanente... Mas, acho que temos que saber o tempo de buscar esse amor, de ter a certeza de ter usufruído bastante da "solteirice"... Hj, tenho a sensação de que poderia ter ficado mais... rs

Abraço e bom domingo!

Sac do Amor disse...

Madame Cleópatra, em primeiro lugar, bom domingo para ti.

O amor e o apego podem ser duas coisas diferentes, mas a linha que os separa parece ser tão tênue... acredito que hajam pessoas que amam sempre com apego.

O ruim é que, não apenas fazem mal a quem dependem dele para viver, mas podem ser também usadas por aquela pessoa. Já foi meu caso, espero nunca mais acontecer.

Carência é muito ruim. O amor é como comer e beber, como respirar. Algo que se necessita, e como toda necessidade, a falta de satisfazê-la gera comportamentos anormais, prejudiciais, apressados.

Tem que pensar nisso, mas a pessoa sempre se sai melhor com uma ajuda, poderá ser um profissional, sim, ou não. Às vezes um simples conselho de amigo ou de um irmão atencioso ajuda e muito. Vivemos num mundo cheio de barulhos, mas onde falta diálogo, e isso não nos ajuda em nada.

Abraços cordiais, Madame linda. Tudo de bom na tua vida, és inteligente e sincera e sei que vais longe ainda.

Monsieur Cvet z Juga.

Alyne disse...

Obrigada pelos comentários .. estava meio confusa ao escrever o post...mas espero ter acrescentado..beijo.

Anônimo disse...

Aly Obrigada por ter atendido meu pedido..!! adoreii o Post era o que eu esperava de vc..!!

E Na minha Opinião:

O Amor é a Alma...O Apego é o Ego...
O Amor é Eterno... O Apego é Efémero...
O Amor é Real... O Apego é Ilusão...


Bjsssss